Curso de 'Emergências Psiquiátricas' abre inscrições de nova turma com público-alvo ampliado

As inscrições para a próxima turma do curso de 'Emergências Psiquiátricas' estão abertas a partir desta quarta-feira, 17, e seguem até dia 31 de maio. A capacitação acontecerá a partir do dia 6 de junho no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O curso é uma iniciativa do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu e será certificado pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), por meio da Divisão de Educação Permanente.

Desta vez a capacitação foi ampliada e atenderá além de profissionais do Samu, servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs). Podem participar médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores socorristas, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras vinculados a uma dessas unidades de saúde. Para se inscrever no curso, os interessados devem procurar a coordenação de sua unidade.

O objetivo é capacitar os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial e serviços de apoio em caso de emergências psiquiátricas, envolvidos no processo de assistência, promoção e prevenção de saúde na referida área. A primeira turma deste curso, iniciada em abril, formou 17 trabalhadores do Samu no início de maio. Saiba mais aqui.  

Capacitação

A capacitação é dividida em dois módulos:

Módulo I: abordagem inicial ao paciente psiquiátrico – 6/6, das 14 às 18 horas e 7/6, 8 às 18 horas.

Módulo II: abordagem ao paciente com intento suicida – 27/6 das 14 às 18 horas e 28/6, das 8 às 18 horas.

Os dois módulos serão realizados no auditório do Samu, localizado na Quadra ASR-SE 95 (912 Sul) QI-M, Lote 3, Rodovia, TO-050 - Plano Diretor Sul.

Por Redação Fesp
17/05/2023